26 fevereiro, 2009

Treinamento docente gera desenvolvimento discente

Colegas!

Sempre atenta à tudo o que possa contribuir para o sucesso escolar de alunos e professores,trago hoje um artigo que considerei de valiosa importância, neste recomeço de atividades e planejamento de várias metas a serem atingidas ao longo do período letivo e de toda nossa vida profissional.A palavra fica com o especialista Wagner Campos, que em muito irá nos esclarecer.Aproveitem !!Um abraço , Ana Celina .

O ensino a distância é uma ferramenta eficaz e prática. Ainda está começando no Brasil, e precisa ser divulgada amplamente.Durante um curso de especialização em ensino a professora contou um fato que, apesar de ter me deixado na dúvida se era uma brincadeira ou algo real, achei muito interessante.Aconteceu o seguinte: um aluno, após todas as explanações da professora, comentou que não havia compreendido o que ela acabara de explicar. Logo após este comentário, a professora repetiu tudo, da mesma forma que anteriormente, com os mesmos exemplos, gestos e metodologia. Novamente, o aluno afirmou que não havia entendido. E a professora repetiu tudo, da mesma maneira, mas em tom ainda mais alto. Em seguida, o aluno olhou para a professora e disse: "Professora, eu falei que não compreendi o assunto, não que eu era surdo".Pode soar como uma ofensa para alguns, mas, na verdade, o que este comentário queria dizer é que cada aluno tem uma necessidade diferente. Possuem valores pessoais diferentes, experiências de vida, educação familiar e realidades diferentes. A necessidade daquele aluno não era que fosse repetido tudo o que já havia sido dito, mas sim que fosse explicado de uma outra forma, a qual ele pudesse compreender.Ensinar não se resume a simplesmente passar o conteúdo aos alunos e, sim, a saber compreender as necessidades, dificuldades e expectativas de cada um. Deve-se saber ouvir e ler o comportamento para, assim, poder contribuir mais positivamente para o desenvolvimento destes discentes.Como em uma empresa, existem profissionais com habilidades e competências específicas e que se destacam uns dos outros. O mesmo ocorre com os professores. Muitos têm habilidades para ensinar, contudo, precisam de mais competência para envolver os alunos. Por outro lado, há aqueles que possuem uma competência incomparável sobre o tema ou disciplina, porém faltam habilidades didáticas e metodológicas suficientes para transmitir o conhecimento e realizar um perfeito processo de ensino e aprendizagem entre aluno e professor.Qualquer uma destas situações é totalmente reversível. É utopia o docente acreditar que não precisa estudar e atualizar suas metodologias. Precisa, sim, realizar auto-avaliações constantemente para buscar pontos de necessidades de melhorias.Todos devem passar por reciclagens constantes através de cursos e treinamentos de capacitação pedagógica, com foco em metodologias, ética, desenvolvimento de materiais, dinâmicas, identificação do perfil dos alunos, entre outros. Com a evolução tecnológica existente, a população passou a ter acesso às informações de forma muito fácil e rápida, porém, muitas vezes, essas informações são retiradas exclusivamente de sites na internet, sem qualquer validação, comprometendo assim a qualidade da informação e conhecimento adquirido.Atualmente, as pessoas começam a trabalhar cada vez mais jovens e durante mais horas por dia. Há casos de não existir ensino superior próximo da cidade em que residem. Muitos não têm condições financeiras para se manter ou serem mantidos por seus familiares fora de suas casas.Lutar contra os recursos tecnológicos, como ensino a distância, por exemplo, é lutar contra sua própria atualização e desenvolvimento profissional. Comprovou-se no último resultado do Enade que as melhores notas obtidas foram provenientes de alunos do ensino a distância. É uma tendência real.O ensino a distância veio para ficar e ampliar a oportunidade de aprendizado a toda população, sem limites de raça, religião, idade e região. Da mesma forma, o professor precisa conhecer os tipos de informações disponíveis para, assim, orientar os alunos, bem como estar atualizado em relação aos meios tecnológicos existentes, contribuindo, orientando e acompanhando todo o aprendizado.Por mais que os professores apontem os alunos com rendimento inferior aos demais de sua classe, ou então com um comportamento indesejado, estes não devem ser rejeitados ou simplesmente penalizados, mas sim ouvidos e compreendidos. Tudo tem uma razão para acontecer dessa forma.Como muitos professores não são preparados para este tipo de situação, quando se deparam com estes casos, muitos tomam atitudes errôneas, perdem o controle, desistem de lecionar, enquanto outros até mesmo adoecem. Poucos aceitam o desafio e conseguem potencializar o desenvolvimento do aluno, transformando aquele pequeno pedaço de carvão em uma pedra preciosa.Assim, cabe à União, Estados e Municípios apresentar e desenvolver cursos de capacitação aos docentes para nível médio, fundamental, especial e superior, porém, não apenas um curso para falar que foi oferecido, mas sim com qualidade e conteúdos adequados para o desenvolvimento e reciclagem de professores. Mas a responsabilidade é também dos docentes, que deverão ter interesse e se envolver para este aprendizado e desenvolvimento profissional, pois de nada adianta esforço dos órgãos e entidades competentes sem interesse e dedicação dos profissionais docentes.Ser professor é mais do que ter uma atividade profissional. É preciso amar o que se faz. É preciso ter desejo de aprendizado constante e saber compreender que antes de ensinar, precisamos aprender. Aprender a ouvir, a respeitar as diferenças e a desenvolver o processo de aprendizagem criando o interesse no aluno. Sua aula deve ser a mais importante na vida do aluno. Deve ser aquela pela qual realmente valha a pena andar quilômetros para assistir, muitas vezes estar sem alimentação, sem banho tomado ou sem disposição física devido a um dia cansativo de trabalho. Sua aula deve ser a maior realização educacional e evolutiva na vida pessoal e profissional para seu aluno.

Wagner Campos é Consultor em Gestão Empresarial e Palestrante. Diretor da True Consultoria.Administrador de empresas, Especialista em Marketing e Formação de Professores para o Ensino Superior; Coordenador e Professor dos cursos de Marketing, Comércio Exterior, Logística Empresarial e Recursos Humanos. Visite: www.trueconsultoria.com.br.

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